NOSSOS PROJETOS

NOSSOS PROJETOS

 PROJETOS 2017 

brigada mirim

PROJETO DEPENDÊNCIA QUÍMICA

1º DIA:

  • CONVERSA INFORMAL COM OS ALUNOS.
  • LEITURA E EXPLICAÇÃO.
  • POR QUE TRABALHAR ESSE PROJETO NA ESCOLA?

É IMPORTANTE A CONSCIENTIZAÇÃO E O DIZER “NÃO” À PRIMEIRA EXPERIÊNCIA, JÁ QUE O ASSUNTO ENVOLVE OS JOVENS, A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO FORMADORA DE CIDADÃOS.

  • O QUE SÃO AS DROGAS?

AS DROGAS PODEM SER DEFINIDAS COMO SUSTÂNCIAS QUE ALTERAM ALGUMAS FUNÇÕES NORMAIS DO NOSSO CORPO. APESAR DE MUITAS PESSOAS AFIRMAREM QUE SOMENTE PRODUTOS PROIBIDOS, TAIS COMO MACONHA E COCAÍNA, SÃO DROGAS, ISSO NÃO É VERDADE. O CIGARRO E BEBIDAS ALCOÓLICAS, TAMBÉM SÃO CONSIDERADAS DROGAS, UMA VEZ QUE AFETAM NOSSO SISTEMA NERVOSO. ATÉ MESMO OS MEDICAMENTOS PODEM RECEBER ESSA DENOMINAÇÃO. A GRANDE MAIORIA DAS DROGAS, ATÉ MESMO ALGUNS MEDICAMENTOS, PODE OCASIONAR UM PROBLEMA DENOMINADO DEPENDÊNCIA. QUE É QUANDO UMA PESSOA NÃO CONSEGUE FICAR MUITO TEMPO SEM DETERMINADA DROGA.

ATENÇÃO: OS MEDICAMENTOS SÓ DEVEM SER USADOS DE ACORDO COM RECOMENDAÇÃO MÉDICA. O USO EXAGERADO DE REMÉDIOS PODE LEVAR A PESSOA À MORTE.

  • TRÊS MOTIVOS LEVAM AO USO DAS DROGAS:
  • A CURIOSIDADE (AQUELA QUE NOS IMPÕE DESAFIOS E A COMETER ESCOLHER ERRADAS);
  • A DOR (UMA PERDA, UMA DECEPÇÃO);
  • A SÍNDROME DO SUPER-HOMEM (NA ADOLESCÊNCIA, OS JOVENS SE ACHAM INATINGÍVEIS E GOSTAM DE DESAFIAR FAMÍLIA, ESCOLA, LEIS, PARA TESTAR SEUS PRÓPRIOS LIMITES E ACABAM SE ENVOLVENDO EM GRANDES RISCOS E GRANDES PREJUÍZOS).
  • PROPOR AOS ALUNOS QUE COMENTEM O ASSUNTO.
  • PARA CASA

PESQUISAR, RECORTAR E COLAR NO CADERNO, UMA REPORTAGEM SOBRE O USO DE DROGAS. LER A REPORTAGEM E NO MÁXIMO EM 5 LINHAS, FAZER UM RESUMO DO ASSUNTO DA  REPORTAGEM  PARA  LER E COMENTAR EM SALA.

2º DIA

  • A LEITURA E O COMENTÁRIO SOBRE AS REPORTAGENS.

3º DIA

  • LEITURA E EXPLICAÇÃO SOBRE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS.
  • PARA CASA: CAÇA-PALAVRAS.
  • DROGAS LÍCITAS: AS DROGAS LÍCITAS SÃO SUBSTÂNCIAS QUE PODEM SER PRODUZIDAS, COMERCIALIZADAS E CONSUMIDAS SEM ALGUM PROBLEMA. APESAR DE TRAZEREM PREJUÍZOS AOS ÓRGÃOS DO CORPO SÃO LIBERADAS POR LEI E ACEITAS PELA SOCIEDADE. COMO POR EXEMPLO:

O ÁLCOOL - Apesar  de  o  álcool  possuir  grande  aceitação  social  e  seu consumo  ser  estimulado  pela  sociedade,  este  é  uma  droga  psicotrópica  que atua  no  sistema  nervoso  central,  podendo  causar  dependência  e  mudança  no comportamento.  Quando  consumido  em  excesso,  o  álcool  é  visto como  um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo. Os  efeitos  agudos  do  consumo  do  álcool  são  sentidos  em  órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinências, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsão.

 

O CIGARRO - Uma das mais de 4500 substâncias que um único cigarro contém é a nicotina. Mais  viciante  que  drogas  como  o  álcool,  cocaína, crack  e morfina;  a  nicotina  atinge  o  cérebro  em  até  vinte  segundos:  tempo  bem  mais rápido  que  o  princípio  ativo  de  qualquer  outra  destas  drogas.  Assim, a probabilidade  de  um  indivíduo se  tornar  dependente  da  nicotina  é  muito  alta, com crise de abstinência bastante incômoda, que geralmente se inicia minutos depois do último trago, sendo as grandes responsáveis pela dificuldade de um fumante em interromper o uso do cigarro. Gás  carbônico,  monóxido  de  carbono,  amônia,  benzeno,  tolueno, alcatrão,   ácido   fórmico,   ácido   acético,   chumbo,   dentre   outras   muitas substâncias  são  encontradas  no  cigarro.  Estas  são  responsáveis  pelo aumento  dos  riscos  que  estes  indivíduos  têm  de  desenvolver  problemas  de saúde como cânceres, má circulação sanguínea, enfisema pulmonar, bronquite crônica, derrames cerebrais, úlceras, osteoporose, impotência, catarata. O  cigarro  é  considerado  um  dos  maiores  problemas  de  saúde pública (e ambiental) que nossa sociedade enfrenta na atualidade

DROGAS ILÍCITAS: AS DROGAS ILÍCITAS SÃO SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS DE SEREM PRODUZIDAS, COMERCIALIZADAS E CONSUMIDAS.

São  drogas  ilícitas:  Maconha,  Cocaína, Inalantes,  Crack, e muitas outras.

Normalmente as drogas ilícitas afetam a capacidade de discernimento do usuário e podem provocar problemas psicológicos e emocionais graves. Apesar de causarem euforia e felicidade em um primeiro momento, muitas pessoas relatam que sentem depressão, ansiedade, agitação, confusão mental e pânico após o uso. Além dos efeitos citados, as drogas que são fumadas, como cigarro e maconha, podem provocar câncer de pulmão e doenças respiratórias. Já a cocaína, por exemplo, está relacionada com problemas como convulsões e parada cardíaca. O uso dessa substância frequentemente leva muitas pessoas à morte.

4º DIA

  • CHEGAMOS À CONCLUSÃO DO ASSUNTO, LEMBRANDO QUE É IMPORTANTE ESCLARECER QUE A DEPENDÊNCIA DAS DROGAS É TRATÁVEL, OU SEJA, ATRAVÉS DO AUXÍLIO MÉDICO E FAMILIAR UMA PESSOA PODE DEIXAR O VÍCIO E VOLTAR A TER UMA VIDA NORMAL SEM QUE NECESSITE DEPOSITAR SUBSTÂNCIAS NO ORGANISMO E IMPEDINDO QUE O RENDIMENTO DO ORGANISMO SEJA COMPROMETIDO.
  • PARA CASA

BASEANDO-SE NO PROJETO ESTUDADO, ESCOLHA UMA DAS PRODUÇÕES PARA APRESENTAR NA PRÓXIMA AULA: REDAÇÃO, POEMA, ACRÓSTICO OU MÚSICA, SOBRE O TEMA.

 

 

PROJETOS 2016  

1. TODOS CONTRA A DENGUE  E OUTRAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO

AEDES AEGYPTI

DENGUE
conheça um pouco sobre o mosquito e sua transmissão
 
VAMOS CANTAR COM O PROFESSOR LUCIANO
 
 

2. PROJETO CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

CONTRA AS DROGAS

Alunos acolheram emocionados testemunho de dois jovens que venceram a batalha contra as drogas. Solidariedade e o respeito é sempre o melhor apoio para quem quer vencer. 

PROJETOS: 2015

PROJETO INTERDISCIPLINAR: RESPEITANDO A DIFERENÇA (SEMANA DOS PORTADORES DE NECESSIDADE ESPECIAL)

 ESPECIAL

LUANA, MARCOS E THAÍS - UMA LIÇÃO DE ESPERANÇA, ALEGRIA E SUPERAÇÃO

 O Instituto Cultural Sempre Jatobá, através da professora Lucimara, proporcionou a todos nós, professores e alunos um momento de aprendizagem fantástica. Luana, mora no bairro há vários anos, é irmã da professora Lucimara e assim como Marcos e Thaís, que se casaram há poucos dias, relataram como foi a perda de visão e como é o dia-a-a dia de um deficiente visual: O dia-a-dia, no trabalho, a convivência em família, os desafios contra o preconceito e as possibilidades e projetos para o futuro. Tivemos uma verdadeira lição de esperança, alegria e superação e, falaram ainda sobre o processo de aprendizagem que é igual ao nosso que enxergamos, mas sobretudo o mais importante: É PRECISO ENXERGAR COM OS OLHOS DO CORAÇÃO.  (VEJA MAIS FOTOS)

 PROJETO INTERDISCIPLINAR: DIGA NÃO ÀS DROGAS

drogas

 

Objetivo: Alertar para os malefícios do uso do álcool e outras drogas para a saúde e a convivência social.

Desenvolvimento: Cada professor, de acordo com a faixa etária, organizará atividades que atendam ao objetivo do projeto.

Duração: 1 semana

Atividades propostas: Criação de paródias, exibição de vídeos, conversa informal, criação de campanhas, confecção de panfletos...

 

NEGROS

 

O racismo ,não está na cor .
Mas nos olhos do preconceito .
No coração do homem .
Homem: pobre animal irracional .
A cor da pele não te faz diferente .
mas especial ,único .
Não somos uma raça ,somos uma nação !
Parte do sistema .
somos : "o bloco dos excluídos ".
Querendo gritar ,desatar o nó da repressão .
Rasgar o verbo ,desparar palavras .
Somos : "o exército dos figurantes".
Que cansaram de serem escondidos por trás das câmeras .
Querendo sentir o gosto do protagonismo .
Nossas armas não matam ,mas deixam feridos .
Ferimos os olhos dos que nos odeiam .
Não usando balas ,mas a nossa verdade .
Dizem que a verdade dói ,mas a mentira machuca mais .
A dignidade parece uma flor ,que não desabrochou .Mas também não morreu .
o sol nasce pra todos ,mas a sombra só para alguns .
Minha consciência é negra .
Não minha cor ,não minha pele .(a pele é a roupa da alma ) .
A ALMA NÃO TEM COR (LUTHER KING ).
sou Luther King ,Mandela,Zumbi,Pelé...
Sou negro,branco,amarelo,vermelho ...sou BRASIL !
Que amanhã ,o mundo acorde menos injusto .
Pra que eu possa dormir mas digno .

  

Ensinar e aprender, deve se estender para além dos livros didáticos. Nossas ações do cotidiano devem ser educadoras. Ao desenvolver os projetos propostos pela legislação, nosso ensinar ganha um pouco mais de vigor e autenticidade. Durante o ano, desenvolvemos alguns projetos, que tem sido para nós um oportunidade ímpar de aprendizagem e conhecimento de nossos alunos e familiares, na medida em que esses se envolvem nas atividades e dão retorno às nossas propostas. A legislação cita esses projetos como preparação para o Trabalho e Aspectos da vida cidadã.

 

Lei nº 9.795, de 27/04/1999 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Lei nº 13.411, de 22/12/1999 - ESTUDOS SOBRE USO DE DROGAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Lei nº 13.802, de 27/12/2000 - HIGIENE BUCAL/HIGIENE ORAL

Lei nº 11.645, de 10/03/2008 - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E DOS POVOS INDÍGENAS

Lei nº 11.525, de 18/08/2008 - DIREITO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

Lei nº 11.769 de 18/08/2008 - ENSINO DA MÚSICA

Resolução CNE/CEB Nº02/98, de 07 /04/1998