POR DENTRO DO REGIMENTO ESCOLAR

POR DENTRO DO REGIMENTO ESCOLAR

 

“BRINCANDO E APRENDENDO DE OLHO NO FUTURO”

Av. Silva Guimarães, 383 – Bairro Piratininga

 Ibirité – Minas Gerais 

Tel.: (31) 3382-9398

 

        ANO ESCOLAR – 2017

 

 

NORMAS GERAIS DE CONDUTA ESCOLAR

( EDUCAÇÃO INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL I e II)

  1. Funcionamento:

Secretaria: 07:00h às 11:45h e 12:50h às 17:30h.

Obs.: 11:45h às 12:50h – Hora de almoço! Não haverá atendimento.

-Entrada e saída dos alunos:

Manhã: 07:00h às 11:45h.

             07:30h às 11:30h( 3ºPeríodo – Manhã)

Tarde:  12:50h às 17:25h

             13:00h às 17:00 h– Educ. Infantil(2°P e 3° Períodos)

      -Tanto na entrada como para saídas a tolerância é de 10 minutos. Após este período os alunos deverão aguardar o 2º horário (alunos do Ens. Fundamental I e II); atrasos frequentes são considerados pelo (Estatuto da Criança e do Adolescente) negligência  dos tutores.

1.1 É indispensável à APRESENTAÇÃO DA CARTEIRINHA/ TERMO DE COMPROMISSO ou o preenchimento de uma autorização para liberação de alunos maiores  sozinhos;

     -Não é permitido aos pais e acompanhantes conduzir o aluno(a) ao interior da escola;

     -Para falar com os professores, agendar com antecedência na secretaria da escola. Observar o   quadro de horários. Ver na agenda / caderno de recado do aluno(a);

     -Os alunos deverão entrar e sair  pelo portão nº 01 de atendimento geral da escola, como também os alunos que fazem uso de transporte escolar;

    - Alunos com autorização para sair sozinhos e aqueles com orientação da direção, utilizar o portão n.º 02 ;

  1. CONDUTA EM AMBIENTE ESCOLAR: Serão passíveis de aplicação de medidas disciplinares conforme Regimento Escolar, as seguintes condutas:

2.1.UNIFORME ESCOLAR - É DE USO OBRIGATÓRIO,( regata,  bermuda/ leg ou short-saia- Aula de Educ. Física), pois de acordo com o Regimento Escolar, o aluno(a) não poderá participar das atividades escolares sem o mesmo,  como também do calçado é obrigatório o uso do tênis para todas  às aulas. A dispensa será somente para os casos que apresentarem orientação médica;

2.2.Cuidado com a higiene pessoal.  Para os alunos e alunas que tem cabelo comprido mantê-lo preso durante todo o período das aulas. Todos devem evitar qualquer tipo de adereços que não fazem parte do uniforme escolar. Manter as unhas curtas e limpas;

2.3.Fica proibido o uso de bonés, pulseiras, anéis, piercing, correntes, óculos escuros, brincos grandes, botas, tamancos, chinelos, sandálias,  camisas de times,  de personagens,  calça jeans, tocas de frio, luvas de lã, cachecol, boinas,   exceto nos dias determinados pela escola.

No caso de descumprimento destas normas, alunos e  pais serão advertidos;

2.4.Serão passíveis de aplicação de medidas disciplinares conforme Regimento Escolar, as seguintes condutas:

-Portar no ambiente escolar  aparelhos eletro-eletrônicos, celulares, tablet, tocadores de música, jogos portáteis ou outros dispositivos de comunicação e entretenimento(jogos de cartas, figurinhas, UNO),  que prejudiquem o aprendizado e perturbem o ambiente escolar. Caso haja descumprimento o aluno estará sujeito a suspensão de aula; como também o recolhimento do(s) objeto(s) em questão e estes só serão devolvidos aos pais ou responsáveis;

-Ocupar-se durante a aula, de qualquer atividade que lhe seja alheia;

-Desrespeitar, desacatar ou afrontar diretores, professores, funcionários ou colaboradores da escola;

-Exibir ou distribuir textos, literatura ou materiais difamatórios, racistas ou preconceituosos, incluindo a exibição dos referidos materiais na internet;

-Empregar gestos ou expressões verbais que impliquem insultos ou ameaças a terceiros, incluindo hostilidade ou intimidação mediante o uso de apelidos racistas ou preconceituosos (Bullying);

-Participar, estimular ou organizar incidente de  desordem,  e violência grupal ou generalizada dentro e fora da escola;

-Apropriar-se de objetos que pertencem a outra pessoa sem a devida autorização ou sob ameaça;

-Comportar-se de maneira a perturbar o processo educativo, como, por exemplo, fazendo barulho excessivo em sala de aula, na biblioteca, corredores e em outros ambientes escolares;

-Danificar, adulterar registros, comunicados e documentos escolares através de qualquer meio ( alteração de notas, falsificação de assinaturas, destruição de comunicados);

-Danificar ou destruir equipamentos,  materiais ou instalações escolares; escrever, rabiscar ou produzir marcas em paredes, vidraças, mesas, cadeiras, portas, quadros de aviso, etc;

-Plagiar, ou seja, apropriar-se do trabalho de outro e utilizá-lo como se fosse seu, como no caso de trabalhos de outros alunos ou de conteúdos divulgados pela internet sem dar devido crédito ao autor ou citar a fonte;

-Manifestação de namoro como beijar, sentar no colo, entre outras não cabíveis no ambiente escolar ou mesmo fora dele e,  em atividades extra-classe;

3- DEVERES E RESPONSABILIDADES DO ALUNO:

3.1.          -Participar efetivamente das aulas, dos trabalhos em grupos, evitando brincadeiras e conversas paralelas que dão margem à dispersão;

-Manter em dia seus cadernos/agendas/tarefas e planos de estudo, fazendo todos os exercícios e trabalhos pedidos pelo professor, pois é por meio dessas atividades que o aluno sistematizará melhor os conteúdos estudados em sala de aula e criará o hábito de estudo;

-Em caso de falta, solicitar o conteúdo trabalhado com o professor na aula seguinte;

-Alunos do 6º ao 9º ano tem a opção de deixar os livros na sala de aula  de acordo com o quadro = horário aula diário;

  - A escola não se responsabiliza por materiais, uniformes, objetos pessoais deixados, esquecidos ou  perdidos na escola;

4- DEVERES E CUIDADOS DOS PAIS.

4.1. Incentivar o filho(a) a estudar e levar a sério as obrigações escolares, promovendo assim um resultado positivo a médio e longo prazo;

-Acompanhar o período de entrega dos boletins, comparecer nas reuniões de pais (conforme calendário escolar), assinar os comunicados da escola para a família;

- Comparecer a escola sempre que for solicitado pela direção ou pelo professor;

Cuidados Médicos: A escola não se responsabilizará pelo não atendimento a pedidos verbais.

-Para ministrar qualquer medicamento é preciso um registro escrito, com a especificação da dosagem e horário, assinado pelos responsáveis e com uma cópia da receita médica;

Medidas Sócio-Educativas:

Nos casos de infração cometidas pelo aluno e conforme a gravidade da falta serão tomadas às seguintes medidas:

  1. a)  Advertência verbal( 3x)
  2. b)  Advertência escrita (2x)
  3. c)  Convocação do responsável;
  4. d)  Suspensão das aulas por 1 dia;
  5. e) Suspensão das aulas por 3 dias ( até 2 vezes)
  6. g)  Assinatura do termo de compromisso pelo responsável e aluno;
  7. h)  Transferência/ Desligamento da Instituição-esgotadas todas as possibilidades de adaptação do aluno ao regime escolar se dará a transferência objetivando a melhoria do desenvolvimento do aluno e a garantia de sua segurança e de outros,resguardando assim o direito de todos.

-Os alunos que não cumprirem as normas disciplinares, não terão o direito de participar de excursões ou de  atividades extra-classe. 

DIREITOS E DEVERES CAMINHAM JUNTOS!

 

                                                                                                         A Direção.

Ibirité, 02 de fevereiro de 2015

 livro de normas

NORMAS DISCIPLINARES

                                                                   

TIPOS DE ADVERTÊNCIA

1.    VERBAL

É a advertência feita pelo professor ou pelo diretor do estabelecimento de ensino, caso o aluno cometer uma infração de menor gravidade. Essa advertência será feita de maneira particular de forma a não colocar o aluno em situação constrangedora ou vexatória; obedecendo-se o disposto no art.232, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

2.    ESCRITA

É o comunicado feito aos pais pelo diretor do estabelecimento de ensino ao aluno(a) reincidente, com comunicação aos pais ou responsável, os quais devem assinar termo de compromisso de colaboração para a melhoria da conduta do aluno(a).

 3.    SUSPENSÃO

A medida de suspensão da freqüência das atividades em sala de aula, (só pode ser aplicada pelo diretor e coordenador e é direcionada em casos mais graves ou de multirreincidência.Asuspensão terá prazo e não será aplicada em período de provas.

Fica esclarecido, que a suspensão não significa que o aluno está proibido de comparecer à escola, pois é direito seu receber todo o conteúdo programático que o professor está ministrando em sala aos demais colegas por um determinado tempo, mas durante este tempo, será colocado em lugar adequado dentro da escola para o desenvolvimento de atividades semelhantes às desenvolvidas na sala de aula. Compete ao professor avaliar todasas atividades no fim da suspensão.

 

De acordo o ART. 173 da EMENDA 01/2012; “Em caso de penalidades graves, após uma análise do Conselho composto pela presidente, direção, coordenação e professor da disciplina e mais dois professores indicados pela direção, a Escola fará uso dos poderes que lhe são atribuídos, comunicará aos pais o desligamento do aluno, podendo a mesma também encaminhar o caso ao Conselho Tutelar ou Juizado da Infância e da Juventude, para que sejam aplicadas as medidas cabíveis.